Câmbio Automático 09G e a solução de seus problemas

Problemas no corpo de válvulas do câmbio 09G

A vítima: o carros equipados com a transmissão automática 09G ou TF60SN que só ficava bom quando estava frio, Passat, Jetta, Golf, A4, Passat, Mini Cooper, New Beetle.

O vilão: O corpo de válvulas do 09G.

O herói: A Automatik.

De manhã cedo, na garagem, é aquela alegria…. seu Passat lindo, alemão como ele só, brilha na garagem.

Você dá partida e sai rodando macio com aquele fantástico câmbio automático de seis marchas, cumprimenta os vizinhos que olham invejosos esforçando-se para sorrir. Você vira a primeira esquina, pega a avenida dirige mais cinco minutos e de repente começa o tormento: na troca de segunda para  terceira acontecem trancos desagradáveis sugerindo que alguma coisa debaixo do capô está errada. Você disfarça imaginando que é algo passageiro, uma sujeirinha, mas logo a casa cai…  Os trancos se intensificam, o carro fica assustadoramente estranho e um preocupante calor sobe pelo colarinho apertando o nó da gravata.

A tensão prossegue até o escritório, você estaciona e dirige o pensamento para seu dia a dia, finge que foi só um pesadelo em vigília e durante o dia nem se lembra do que aconteceu.

Mais tarde, o sol está se pondo e o motor já esfriou, você só quer voltar para o conforto de seu lar. Vai buscar seu carro e se lembra da sensação desagradável no trânsito da manhã. Uma gota de suor escorre pela testa, você dá partida, sai rodando e… ZAZ! O problema desapareceu!! Triunfo!! Milagre!! Um respiro aliviado, era só “uma sujeirinha…”
Mas… milagre só existe no congresso nacional… logo depois o inferno está de volta e cada vez pior. Está na hora de levar o carro para a Automatik, o hospital do câmbio automático.

Volkswagen-Automatic-Transmission

09G ou TF60SN

Esse defeito sombrio também se manifesta em outros carros que usam a mesma transmissão, o New Beetle, o Golf, o Jetta, o Audi A4 e inclusive o Mini Cooper da BMW.

O câmbio de seis marchas de seu carrão é fabricado pela empresa Japonesa Aisin, é um 09G também chamado de TF60SN. Os sintomas são consequência de um desgaste prematuro nessa peça abaixo, ela chama-se “corpo de válvulas”. Por dentro, ele se parece com uma placa de circuito impresso de computador ou de aparelho de som, só que pelas trilhas por onde passam pulsos elétricos, passa o fluido da transmissão, é fascinante!

o corpo do 09G de válvulas defeituoso. A Automatik soluciona.

O corpo de válvulas tem a função de redirecionar o fluxo de pressão de óleo para o lugar certo dentro da transmissão, oferecendo-nos as mudanças de marchas.

O defeito por sua vez, é um desgaste prematuro nessa peça. Ela fica velha antes do tempo devido a uma pequena falha cumulativa, ou seja, que piora com o uso. A solução dada pela concessionária é a substituição.

Veja a reportagem da Gears Magazine, uma revista especializada Norte Americana

Então você fica preocupado, afinal seu Passat não está tão velho assim, quanto tempo irá durar essa nova peça?

Boas notícias no horizonte, NÓS DESENVOLVEMOS O MÉTODO DE RETRABALHO DO CORPO DE VÁLVULAS DO 09G (TF60SN) com um índice de rejeição desprezível. Utilizamos componentes comprados diretamente dos EUA e fazemos o recondicionamento. As peças que se desgastam prematuramente foram atualizadas de forma a prevenir o defeito.

Temos consertado muitos câmbios que enfrentam este problema com sucesso garantido.

Se você quer saber mais sobre o assunto, ou precisa de uma palavra amiga, fale diretamente com nosso super técnico, o Cesar Sanches, ele irá lhe trazer luz suficiente para clarear esta escuridão, veja os canais de acesso no canto direito de nosso blog.

163 Comments:

  1. Bom dia ! Tenho um new beetle 2008 , cambio 09g no qual foi trocado o corpo de valvulas , por um novo . No entanto , o mesmo parou de dá trancos , mais ele está indeciso . Por exemplo, quando estou numa descida o cambio fica reduzindo de 3ª p 2ª e vice-versa. O que pode ser ? Tendo em vista que o corpo de valvulas é novo e junto com o mesmo foi efetuado a troca do fluido da transmissao . Abçs

    • Oi Matheus, pode ser que tenha afetado o cambio em decorrência de ter rodado com o corpo de válvulas ruim, precisaria fazer alguns testes com scanner e de rodagem, pode trazer o carro? Grato, Cesar.

  2. bom dia

    Sr cesar estou com jetta que so patina de 3 para 4 e depois fica normal se nao acelerar forte ele patina muito poco.
    estou com medo gastar em corpo de valvula e depois ter que abrir o cambio

    • Oi Marcos, desculpe a demora, já resolveu o defeito? o sintoma de 3-4 geralmente é defeito no corpo de válvulas, podemos testar antes para ter certeza, Qualquer dúvida, estou à disposição. Grato, Cesar.

  3. Olá eu tenho um jetta 2.5 2009 o carro falhando muito e a luz da injeção ta acesa qual será o problema

    • Bom dia Nelson, quando carro esta falhando e a luz se ascende, significa que o sistema conseguiu detectar de onde vem a falha, infelizmente este sistema não mostra qual a falha para o motorista e para descobri-lá, temos que acessar a memoria de avarias com auxilio de um scanner. Temos este equipamento aqui e podemos fazer este diagnóstico,  Qualquer dúvida estou à disposição. Grato, Cesar.  from iPhone

  4. falta de oleo na caixa pode ocazionar falhas no cambio:

    • Sim, tanto a falta quanto o excesso de fluido na transmissão podem ocasionar ou agravar problemas. Entretanto o maior vilão que assola a transmissão automática dos brasileiros é não trocar o fluido periodicamente. As micro partículas podem causar entupimentos e falhas que podem levar até mesmo a destruição da transmissão.

  5. Bom dia Milton, verifique se o nível de fluido está corretor e se estiver retire o corpo de válvulas e nos envie para diagnóstico e teste, temos uma bancada que testa este corpo de válvulas aqui. espero ter ajudado. Grato, Cesar.

  6. Bom dia Fernando, a partir de 2011 eles alteraram os solenoides que apresentavam muitos problemas, porem agora, estes novos corpos de válvulas tem apresentado um desgaste interno que também causam trancos, pegamos já alguns com o mesmo desgaste e tivemos que substituir o corpo de válvulas, espero ter ajudado. Grato, Cesar.

  7. Oi Ronnie, pode ser o coxim, mas pode ser outros problemas também, poderia trazer o carro para um diagnóstico ? Grato, Cesar.

  8. Bom dia Alan, então, os códigos 18149 e 18201 são respectivamente falta de sinal nos sensores de velocidade 1 e 2 que ficam dentro do cambio, precisa verificar se os sensores estão ruins ou se o modulo etá danificado, Quanto a falha 17106 que se refere ao limite de adaptação da embreagem, pode estar sendo causado tanto por desgaste da embreagem quanto por outros defeitos que fazem com que o adaptador chegue ao limite sem conseguir o auto-ajuste, espero ter ajudado. Grato, Cesar.

  9. Bom dia Alexandre, temos a bancada de testes para corpo de válvulas e solenoides, nos envie o corpo via sedex que faremos os testes aqui, a maioria aceita reparos e fica com funcionamento ok, Qualquer dúvida estou a disposição. Grato, Cesar.

  10. Boa tarde, tenho um Bora 2007/2008 tiptronic, e ele apresenta um sintoma de tranco ao sair com o carro, não sei informar certo entre quais marchar isso ocorre e geralmente ocorre logo que ligo o carro e depois que ando ele para, e não ocorre com freguencia esse tipo de tranco..

    Queria saber se com a troca do óleo e a verificação no sistema eletronico poderia resolver, pois sou do Espirito santo, e por aqui não temos muitos profissionais na area.

  11. Bom dia!!

    A VW ou a Aisin já arrumaram o problema que da nos câmbios 09G? tenho um Golf 2012 tiptronic e queria saber se posso ter esse problema no futuro.

    Obrigado

  12. Boa noite Cesar,tenho um Passat turbo 1.8 99 tiptronic que esta entrando em modo de emergência,esse defeito da peça pode ocasionar isso?Qual o valor aproximado para conserto?Posso levar o carro andando ou tem que ser exclusivamente de guincho?

    • Boa noite Carlos, infelizmente no seu caso precisaremos fazer um diagnóstico , digo isto porque ele usa outro cambio que não sofre tanto com o corpo de válvulas e, se está em emergência, podem ser tantos os motivos que o correto seria passar o scanner para verificar quais códigos de falha estão armazenados, Qualquer dúvida estou a disposição. Grato, Cesar.

  13. Boa tarde! estou com um problema no meu passat fsi 2006. Quando vou etacionar e coloco no P, ele fica tripidando o motor , como se estivesse com um coxim do motor ruim. O que pode ser isso?

  14. bom dia sabe me informar qual o oleo para o cambio do jetta 2.5 2007/08 e a quantidade?

    por onde devo esgota-lo e por onde devo colocar para fazer a troca?

    o certo é trocar de quanto em quanto tempo?

    abraço

    • Oi Ivo, você deve usar fluido Dexron VI, para se obter o nível correto você pode completar com 4.8 a 5 litros de fluido quando removido o corpo de válvulas, este é o procedimento que nós usamos aqui, recomendo a troca a cada 40 mil kilometros, espero ter ajudado., Grato, Cesar.

  15. Boa noite , tenho um jetta 2007 e esta com esse problema inclusive quando coloco ré. Quanto fica o servico e forma de pagamento

    • Boa tarde Marco, o reparo e atualização do corpo de válvulas de seu carro, já incluindo reprogramação da central e troca de fluido vai custar 2200 reais, garantia de 6 meses e pagamento em até 4X, Qualquer dúvida estou à disposição. Grato, Cesar.

  16. Alan Di Toro Araujo

    Olá Cesar, poderia me dar uma ajuda? é o seguinte. tenho um A4 1.8T multitronic. ele começou fazer uns barulhos feios e não arrancava direito, dava uns trancos. inicialmente o mecanico disse que era câmbio, então comprei outro e foi trocado. ficou do mesmo jeito, ai ele disse então que era o volante, pois bem, trocou o volante, não dá mais tranco nem faz mais barulho, porem tambem não anda. o cambio é o 01J, só que o cambo que estava no carro já foi embora, ficou com oque comprei. e as luzes indicadoras das marchas estão todas acezas e o carro não anda. ouvi deizer que tem que programar o câmbio novamente. como fazer isso se realmente for isso? agradeço desde já.

    • Oi Alan, vou tentar te ajudar: você já sabe quais códigos de falha estão presentes na central? se não faça o seguinte: entre com um scanner no cambio e vá em transmissão e depois e ler códigos de falhas/avarias. Então apague todas as falhas e tente andar com o carro novamente para gerar códigos atuais, então anote os números dos códigos, preferencialmente os que tem um "P" na frente e me passe, no aguardo, Cesar.

Gostaria de perguntar alguma coisa sobre esse assunto? Aproveite!