Câmbio Automático 09G e a solução de seus problemas

Problemas no corpo de válvulas do câmbio 09G

A vítima: o carros equipados com a transmissão automática 09G ou TF60SN que só ficava bom quando estava frio, Passat, Jetta, Golf, Passat, Mini Cooper, New Beetle.

O vilão: O corpo de válvulas do 09G.

O herói: A Automatik.

De manhã cedo, na garagem, é aquela alegria…. seu Passatão lindo, alemão como ele só, brilha na garagem.

jetta2008Você dá partida e sai rodando macio com aquele fantástico câmbio automático de seis marchas, cumprimenta os vizinhos que olham invejosos esforçando-se para sorrir. Você vira a primeira esquina, pega a avenida dirige mais cinco minutos e de repente começa o tormento: na troca de segunda para  terceira acontecem trancos desagradáveis sugerindo que alguma coisa debaixo do capô está errada. Você disfarça imaginando que é algo passageiro, uma sujeirinha, mas logo a casa cai…  Os trancos se intensificam, o carro fica assustadoramente estranho e um preocupante calor sobe pelo colarinho apertando o nó da gravata.gravata apertada

A tensão prossegue até o escritório, você estaciona e dirige o pensamento para seu dia a dia, finge que foi só um pesadelo em vigília e durante o dia nem se lembra do que aconteceu.

Mais tarde, o sol está se pondo e o motor já esfriou, você só quer voltar para o conforto de seu lar. Vai buscar seu carro e se lembra da sensação desagradável no trânsito da manhã. Uma gota de suor escorre pela testa, você dá partida, sai rodando e… ZAZ! O problema desapareceu!! Triunfo!! Milagre!! Um respiro aliviado, era só “uma sujeirinha…”
Mas… milagre só existe no congresso nacional… logo depois o inferno está de volta e cada vez pior. Está na hora de levar o carro para a Automatik, o hospital do câmbio automático.

Volkswagen-Automatic-Transmission

09G ou TF60SN

Esse defeito sombrio também se manifesta em outros carros que usam a mesma transmissão, o New Beetle, o Golf, o Jetta e o Mini Cooper da BMW.

O câmbio de seis marchas de seu carrão é fabricado pela empresa Japonesa Aisin, é um 09G também chamado de TF60SN.

Os defeitos

Os sintomas são consequência de um desgaste prematuro em uma peça que faz parte da transmissão automática e que se chama “corpo de válvulas”.

Ela fica velha antes do tempo devido a uma pequena falha cumulativa, ou seja, que piora com o uso. Os problemas não se estendem exclusivamente ao corpo de válvulas, na verdade este faz várias vítimas que incluem solenoides e outras peças.

A parte interna do corpo de válvulas nos lembra uma placa de circuito impresso de computador ou de aparelho de som, só que pelas trilhas por onde passam pulsos elétricos, passa o fluido da transmissão, é fascinante obra de engenharia!

Soluções

O corpo de válvulas 09G

O corpo de válvulas 09G

A solução dada pela concessionária é a substituição do corpo de válvulas, o que termina pesando de maneira formidável no bolso, além de não eliminar o problema, já que isto não garantirá que o mesmo filme rode novamente.

Aqui na Automatik executamos o retrabalho do corpo de válvulas e as atualizações dos conjuntos de válvulas e solenoides.

Atualmente já existem nada menos que treze atualizações em conjuntos de válvulas que precisam ser feitos impreterivelmente, além dos problemas recorrentes com os solenoides.

Para a correta execução dos reparos, investimos em máquinas e dispositivos específicos para fazer os retrabalhos e testes

Máquina de testes de corpos de válvulas.

Máquina de váculo para testes de corpos de válvulas.

necessários, além de contarmos com todas as atualizações disponíveis. Elas envolvem válvulas de controle principal e secundário, válvulas amortecedoras, acumuladores onde temos constatado nítido desgaste físicos chegando a observar verdadeiros buracos de desgaste.

Mais problemas

O agravante é que os trancos, que começam leves e vão aumentando gradativamente lamentavelmente parecem não alarmar uma grande parte dos usuários que infelizmente  continua rodando até que a situação atinja patamares insustentáveis. A questão é que estes trancos provocam sérios danos nas partes internas da transmissão afetando as embreagens, as homocinéticas, os coxins de motor.

a máquina de testes de solenoides.

Tem sido muito comum sermos obrigados a abrir o câmbio inteiro e não apenas o corpo de válvulas por conta do carro ter sido conduzido apesar dos trancos.

Quando isso acontece, é claro que não se pode esperar que o reparo seja uma pechincha.

O retrabalho de usinagem

O reparo na transmissão 09G exige usinagem das partes internas do corpo de válvulas, onde utilizamos ferramentas especificamente desenhadas para efetuar estes reparos.

cálibre para verificação da eficiência do retrabalho de usinagem devidamente acoplado a ferramenta verificadora.

cálibre para verificação da eficiência do retrabalho de usinagem devidamente acoplado a ferramenta verificadora.

 

O corpo de válvulas 09G já fixado no suporte de retrabalho, enquanto recebe a intervenção de uma broca especialmente desenhada para seu reparo.

O corpo de válvulas 09G já fixado no suporte de retrabalho, enquanto recebe a intervenção de uma broca especialmente desenhada para a usinagem de reparo.

Então você fica preocupado, afinal seu Passat não está tão velho assim, quanto tempo irá durar essa nova peça?

Boas notícias no horizonte, O índice de rejeição pós reparo, especialmente quando os proprietário nos trás o carro logo que os primeiros sintomas se manifestam é muito baixo.

É importante que fique bastante claro que a simples substituição dos solenoides não corrige o problema. A solução só começa a atingir um grau aceitável de eficiência quando é feito o retrabalho interno que envolve usinagem. Muitas pessoas acham que trocando o conjunto de solenoides irá solucionar o problema e isto está bem distante da realidade.

Os componentes que utilizamos são comprados diretamente dos EUA e fazemos o recondicionamento. As peças que se desgastam prematuramente foram atualizadas de forma a prevenir o defeito.

uma das ferramentas de usinagem em contato com o corpo de válvulas

uma das ferramentas de usinagem em contato com o corpo de válvulas

Veja a reportagem da Gears Magazine, uma revista especializada Norte Americana.

 

 

 

 

 

Gears Magazine

Gears Magazine

 

 

 

 

 

 

Se você quer saber mais sobre o assunto, ou precisa de uma palavra amiga, fale diretamente com nosso super técnico, o Cesar Sanches, ele irá lhe trazer luz suficiente para clarear esta escuridão, veja os canais de acesso no canto direito de nosso blog.

Veja também nesse link, o pacote de soluções específicas para a transmissão 09G TF60SN.

Os artigos são de autoria exclusiva de nosso corpo técnico e possuem direitos autorais. Caso você deseje utiliza-los pedimos a gentileza de entrar em contato previamente utilizando nosso formulário de contato. Obrigado

166 Comments:

  1. cesar estou com um passat 95 automatico e ele agora resolveu nao andar mais pra frente só anda de ré, pra frente até vai mais fica patinando e nao tem força,mas de ré vai pra todo lado. ja troquei o oleo de cambio e nao adiantou nada. o que mais poderia ser?

  2. Bom dia César Sanches.
    Tenho um Passat 2009 desde 0 Km. Hoje está com 104.000 Km. Há algumas semanas, passou a ascender a luz da Injeção no painel, sem sintoma algum. Um mecanico passou o scanner e o aviso vinha do câmbio. Algo como perda momentanea de torque. Não há tranco nem falhas., O que notei é apenas uma pequena falha, Algo praticamente impeceptível, quando se está em velocidade constante, mas na maioria das vezes que a luz se ascende, nada se nota. Nada apresenta de errado nas trocas de marchas. O detalhe é que esta luz apaga após algum tempo rodando e volta a ascender alguns dias depois. Há alguma ideia do que pode ser?

    • Oi Umberto, precisaria saber a descrição exata da falha ou ainda o código da mesma. poderia me passar isso ou trazer o carro para eu scanear? Grato, Cesar.

  3. Quanto fica o reparo no jetta 2.0 2012?abcs

  4. Olá, tenho um Jetta 2.5 automatico e foi feito um serviço no motor quando o motor foi montado novamente ficou funcionando tudo normal, mas o carro não anda ele não reconhece as marchas, não aparece no painel em que posição a marcha está

    • Olá Valério, precisaria fazer um diagnóstico com o scanner para identificar por qual falha ele esta imobilizando o cambio,poderia trazer o carro? Grato, Cesar.

  5. Carlos Magno Almeida

    Adquiri recentemente uma Audi A3 turbo 180cv cambio automático JF506 ano 2005, carro frio o cambio funciona normalmente, mas quando atinge a temperatura 90º engato as marchas para frente (D, 3,2,1 Tiptronic) e o carro não traciona) mas a marcha Ré anda normal, desligo o carro e aguardo alguns minutos ligo o carro engato e anda mais alguns metros e para novamente. Não sei se já foi trocado o óleo do cambio, carro está com 74mil km.

    • Olá Carlos, este defeito de queda de pressão apos quente neste JATCO é bastante recorrente por aqui, geralmente requer abertura e reforma da transmissão, Qualquer dúvida, estou à disposição. Grato, Cesar.

  6. Boa tarde.

    Moro nos EUA e tenho um audi a4 avant quattro 2.8 v6 ano 2001.
    Acontece que quando o carro esta frio o cambio troca as marchas pereitamente, apos uns 10 a 15 minutos dirgindo ao reduzir a marcha o carro de 2 para 3 o giro vai acima de 4 mil para mudar a marcha.
    Se parar o carro e deixar um tempo volta tudo ao normal.
    Efetuei a compra do VAG e quando passo ele nao acusa nenhum erro. mesmo assim ja mandei apagar todos os logs.

    Nao sei o que fazer pq aqui é tudo muito caro tbm.

    obrigado

  7. gostaria de saber se essas pequenas peças do corpo de valvula, poderão ser trocadas, batir o fundo do carro que teve amassamento do carter da tampa amassando por completo o filtro de óleo e soltando dois pequenos pinos com um fio.

Gostaria de comentar algo sobre esse assunto? Aproveite!