Câmbio Automático 09G e a solução de seus problemas

Problemas no corpo de válvulas do câmbio 09G

 

a donzela indefesa: o Passat com transmissão automática 09G ou TF60SN que só ficava bom quando estava frio, e também suas amigas Jetta, Golf, A4, Passat, Mini Cooper, New Beetle.

O vilão: O corpo de válvulas do 09G.

O príncipe encantado: A Automatik.

De manhã cedo, na garagem, é aquela alegria…. seu Passat lindo, alemão como ele só, brilha na garagem.

Você dá partida e sai rodando macio com aquele fantástico câmbio automático de seis marchas, cumprimenta os vizinhos que olham invejosos esforçando-se para sorrir. Você vira a primeira esquina, pega a avenida dirige mais cinco minutos e de repente começa o tormento: na troca de segunda para  terceira acontecem trancos desagradáveis sugerindo que alguma coisa debaixo do capô está errada. Você disfarça imaginando que é algo passageiro, uma sujeirinha, mas logo a casa cai…  Os trancos se intensificam, o carro fica assustadoramente estranho e um preocupante calor sobe pelo colarinho apertando o nó da gravata.

A tensão prossegue até o escritório, você estaciona e dirige o pensamento para seu dia a dia, finge que foi só um pesadelo em vigília e durante o dia nem se lembra do que aconteceu.

Mais tarde, o sol está se pondo e o motor já esfriou, você só quer voltar para o conforto de seu lar. Vai buscar seu carro e se lembra da sensação desagradável no trânsito da manhã. Uma gota de suor escorre pela testa, você dá partida, sai rodando e… ZAZ! O problema desapareceu!! Triunfo!! Milagre!! Um respiro aliviado, era só “uma sujeirinha…”
Mas… milagre só existe no congresso nacional… logo depois o inferno está de volta e cada vez pior. Está na hora de levar o carro para a Automatik, o hospital do câmbio automático.

Volkswagen-Automatic-Transmission

09G ou TF60SN

Esse defeito sombrio também se manifesta em outros carros que usam a mesma transmissão, o New Beetle, o Golf, o Jetta, o Audi A4 e inclusive o Mini Cooper da BMW.

O câmbio de seis marchas de seu carrão é fabricado pela empresa Japonesa Aisin, é um 09G também chamado de TF60SN. Os sintomas são consequência de um desgaste prematuro nessa peça abaixo, ela chama-se “corpo de válvulas”. Por dentro, ele se parece com uma placa de circuito impresso de computador ou de aparelho de som, só que pelas trilhas por onde passam pulsos elétricos, passa o fluido da transmissão, é fascinante!

o corpo do 09G de válvulas defeituoso. A Automatik soluciona.

O corpo de válvulas tem a função de redirecionar o fluxo de pressão de óleo para o lugar certo dentro da transmissão, oferecendo-nos as mudanças de marchas.

O defeito por sua vez, é um desgaste prematuro nessa peça. Ela fica velha antes do tempo devido a uma pequena falha cumulativa, ou seja, que piora com o uso. A solução dada pela concessionária é a substituição.

Veja a reportagem da Gears Magazine, uma revista especializada Norte Americana

Então você fica preocupado, afinal seu Passat não está tão velho assim, quanto tempo irá durar essa nova peça?

Boas notícias no horizonte, NÓS DESENVOLVEMOS O MÉTODO DE RETRABALHO DO CORPO DE VÁLVULAS DO 09G (TF60SN) com um índice de rejeição desprezível. Utilizamos componentes comprados diretamente dos EUA e fazemos o recondicionamento. As peças que se desgastam prematuramente foram atualizadas de forma a prevenir o defeito.

Temos consertado muitos câmbios que enfrentam este problema com sucesso garantido.

Se você quer saber mais sobre o assunto, ou precisa de uma palavra amiga, fale diretamente com nosso super técnico, o Cesar Sanches, ele irá lhe trazer luz suficiente para clarear esta escuridão, veja os canais de acesso no canto direito de nosso blog.

155 ideias sobre “Câmbio Automático 09G e a solução de seus problemas

  1. Boa tarde, tenho um Bora 2007/2008 tiptronic, e ele apresenta um sintoma de tranco ao sair com o carro, não sei informar certo entre quais marchar isso ocorre e geralmente ocorre logo que ligo o carro e depois que ando ele para, e não ocorre com freguencia esse tipo de tranco..
    Queria saber se com a troca do óleo e a verificação no sistema eletronico poderia resolver, pois sou do Espirito santo, e por aqui não temos muitos profissionais na area.

    • Bom dia Milton, verifique se o nível de fluido está corretor e se estiver retire o corpo de válvulas e nos envie para diagnóstico e teste, temos uma bancada que testa este corpo de válvulas aqui. espero ter ajudado. Grato, Cesar.

  2. Bom dia!!

    A VW ou a Aisin já arrumaram o problema que da nos câmbios 09G? tenho um Golf 2012 tiptronic e queria saber se posso ter esse problema no futuro.

    Obrigado

    • Bom dia Fernando, a partir de 2011 eles alteraram os solenoides que apresentavam muitos problemas, porem agora, estes novos corpos de válvulas tem apresentado um desgaste interno que também causam trancos, pegamos já alguns com o mesmo desgaste e tivemos que substituir o corpo de válvulas, espero ter ajudado. Grato, Cesar.

  3. Boa noite Cesar,tenho um Passat turbo 1.8 99 tiptronic que esta entrando em modo de emergência,esse defeito da peça pode ocasionar isso?Qual o valor aproximado para conserto?Posso levar o carro andando ou tem que ser exclusivamente de guincho?

    • Boa noite Carlos, infelizmente no seu caso precisaremos fazer um diagnóstico , digo isto porque ele usa outro cambio que não sofre tanto com o corpo de válvulas e, se está em emergência, podem ser tantos os motivos que o correto seria passar o scanner para verificar quais códigos de falha estão armazenados, Qualquer dúvida estou a disposição. Grato, Cesar.

  4. Boa tarde! estou com um problema no meu passat fsi 2006. Quando vou etacionar e coloco no P, ele fica tripidando o motor , como se estivesse com um coxim do motor ruim. O que pode ser isso?

  5. bom dia sabe me informar qual o oleo para o cambio do jetta 2.5 2007/08 e a quantidade?
    por onde devo esgota-lo e por onde devo colocar para fazer a troca?
    o certo é trocar de quanto em quanto tempo?
    abraço

    • Oi Ivo, você deve usar fluido Dexron VI, para se obter o nível correto você pode completar com 4.8 a 5 litros de fluido quando removido o corpo de válvulas, este é o procedimento que nós usamos aqui, recomendo a troca a cada 40 mil kilometros, espero ter ajudado., Grato, Cesar.

  6. Boa noite , tenho um jetta 2007 e esta com esse problema inclusive quando coloco ré. Quanto fica o servico e forma de pagamento

    • Boa tarde Marco, o reparo e atualização do corpo de válvulas de seu carro, já incluindo reprogramação da central e troca de fluido vai custar 2200 reais, garantia de 6 meses e pagamento em até 4X, Qualquer dúvida estou à disposição. Grato, Cesar.

  7. Olá Cesar, poderia me dar uma ajuda? é o seguinte. tenho um A4 1.8T multitronic. ele começou fazer uns barulhos feios e não arrancava direito, dava uns trancos. inicialmente o mecanico disse que era câmbio, então comprei outro e foi trocado. ficou do mesmo jeito, ai ele disse então que era o volante, pois bem, trocou o volante, não dá mais tranco nem faz mais barulho, porem tambem não anda. o cambio é o 01J, só que o cambo que estava no carro já foi embora, ficou com oque comprei. e as luzes indicadoras das marchas estão todas acezas e o carro não anda. ouvi deizer que tem que programar o câmbio novamente. como fazer isso se realmente for isso? agradeço desde já.

    • Oi Alan, vou tentar te ajudar: você já sabe quais códigos de falha estão presentes na central? se não faça o seguinte: entre com um scanner no cambio e vá em transmissão e depois e ler códigos de falhas/avarias. Então apague todas as falhas e tente andar com o carro novamente para gerar códigos atuais, então anote os números dos códigos, preferencialmente os que tem um “P” na frente e me passe, no aguardo, Cesar.

      • Olá César, os códigos que aparecem de avaria são: 18149, 17106, 18201. Nenhum tem o P na frente.

        • Bom dia Alan, então, os códigos 18149 e 18201 são respectivamente falta de sinal nos sensores de velocidade 1 e 2 que ficam dentro do cambio, precisa verificar se os sensores estão ruins ou se o modulo etá danificado, Quanto a falha 17106 que se refere ao limite de adaptação da embreagem, pode estar sendo causado tanto por desgaste da embreagem quanto por outros defeitos que fazem com que o adaptador chegue ao limite sem conseguir o auto-ajuste, espero ter ajudado. Grato, Cesar.

  8. Prezado César, como pude ver nos comentários anteriores parece que o problema do meu Jetta 2007 realmente é o corpo de válvulas, mas vou relatar. O câmbio dá trancos da 2ª para 3ª marcha e nas reduções de 4ª para 3ª (tranco forte) e 6ª para 5ª. No início acontecia quando o carro já estava quente agora tanto frio quanto quente. Já levei em uma oficina “especializada” 2 vezes para resolver o mesmo problema desde quando o percebi, porém já gastei muito dinheiro, fiquei sem carro por semanas e o defeito persiste. Falaram que trocariam buchas dos solenóides, pois os mesmos não são encontrados novos, para mim uma espécie de paliativo, mas como não tive opção resolvi arriscar. Moro em Brasília-DF e não dou a menor credibilidade para as concessionárias VW daqui por experiências anteriores. Pode me orientar, pois para resolver a aflição que sinto quando vou dirigir meu carro sou capaz de levar o carro aí na sua loja. Muito obrigado e parabéns pela iniciativa.

    • Gostaria de saber também sobre o tempo de garantia do corpo de válvulas recondicionado. Pela sua experiência, em condições normais de uso qual a média de tempo ou quilometragem essa peça pode atingir sem apresentar um novo problema. Muito obrigado

      • Oi Alexandre! Temos veículos rodando já a mais de 30 mil kilometros sem problemas, oferecemos 6 meses de garantia no corpo de válvulas recondicionado, Qualquer dúvida estou à disposição., Grato, Cesar.

    • Bom dia Alexandre, temos a bancada de testes para corpo de válvulas e solenoides, nos envie o corpo via sedex que faremos os testes aqui, a maioria aceita reparos e fica com funcionamento ok, Qualquer dúvida estou a disposição. Grato, Cesar.

  9. Cesar, boa tarde!

    Tenho um Jetta 2007 – 2.5.

    Ele está apresentando o seguinte problema. Na troca de marcha entre 2ª e 3ª, a aceleração sobe em aproximadamente uns 3 mil rpm.

    O que pode ser?

    • Bom dia Vagner, geralmente devido a defeitos no corpo de válvulas ele costuma a apresentar um atraso no engate de terceira e então no momento da troca de 2-3 a segunda sai e a terceira demora alguns instantes para entrar deixando o carro desengatado por um breve momento e então causando este aumento de RPM. Precisa tomar cuidado e resolver logo o defeito no corpo pois esta patinação causa destruição da embreagem de terceira marcha, Qualquer dúvida estou à disposição, grato, Cesar.

      • César, boa tarde!

        Obrigado pelo retorno.

        Qual o valor para a correção deste problema e em quanto tempo fica pronto?

        Grato.

  10. boa noite cesar eu queria saber se vc min poder mim dar uma grande força em minha oficina chegou um golf com o cambio automatico so na 3 macha e nao entra 1 2 4 5 6 e nen a R ai eu abri o cambio e tinha augus conpositos estragados coloquei tudo novo e ficou do mesmo jeito o cambio e 09g fico muito agradecido se vc mim de uma dicas

    • Bom dia Sandro, para eu te ajudar preciso saber quais códigos de falha estão presentes na central, passe no scanner, apague os códigos, rode novamente para gerar e então faça uma nova leitura e me passe os resultados, no aguardo, Cesar.

  11. Boa tarde cesar, gostaria de uma informação, no meu caso é um Jetta 2.5 2007, e começou a apresentar o seguinte defeito, depois que esquenta ele começa a dar trancos na troca de marcha da 1 para a 2 e da 2 para a 3.
    Pode ser o corpo de válvulas né ?
    Esse preço que está no site por 2.200.00 Reais (Corpo de Válvulas 100% atualizado a base de troca + Fluido Sintético + Ajuste Eletrônico)

    Gostaria de fazer este serviço em meu câmbio porem moro em Bauru/SP

    Tem alguma sugestão ?

    Obrigado e Abraços…

  12. Bom dia,
    Eu tenho um Audi A4 avant 05/05 1.8 t e já há algum tempo apresenta um problema no cambio, pois as luzes do painel ficam piscando e não identificam as marchas. O carro roda normalmente, mas se der uma pisada forte com ele no Drive, o carro cai para o neutro e tem que parar, voltando normalmente. Até então, eu não havia dado atenção ao problema, mas resolvi vender e uma pessoa disse que o carro tinha um problema e ai preciso resolver. Eu levei numa loja especializada em eletrônica da bosch, depois de passar em varias, foi a unica que conseguiu entrar no sistema e identificar os erros, e apareceram dois deles. O primeiro foi – P0706 sensor doa posição de marcha sinal não plausível e P1793 Sensor da vel. da arvore de saída 2 Sem sinal
    O rapaz da loja zerou o sistema, parou de piscar, mas ele não identificava a ré e o P e quando voltava para o P, as luzes voltavam a piscar novamente.

    E então, o problema é grave? Da pra resolver gastando pouco? rs

    Eu moro em outro estado, e não teria como levar o carro ai com vcs, mas gostaria de uma ajuda para poder chegar no mecânico com um diagnóstico mais correto.

    • Oi Robson, pelo jeito o carro está usando um câmbio DSG, confirma? precisaria verificar se existe algum defeito nos circuitos da unidade Mecatronica antes de troca-lá, pois custa realmente caro, cerca ele 12000 somente a peça, se quiser nos enviar o carro faço os testes aqui, já consegui reparar algumas delas, Qualquer dúvida estou à disposição, grato, Cesar.

  13. OLÁ AMIGO, TENHO UM PASSAT 2.8 V6 TIPTRONIC GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA PORQUE NÃO AGUENTO MAIS GASTAR DINHEIRO E NÃO SOLUCIONAR O PROBLEMA DO MEU CÂMBIO, PEGUEI O MEU CARRO E ELE AINDA TROCA DE MARCHAS SUAVEMENTE DE 1 PRA 2, DE 2 PARA 3, MAIS DE 4 PARA QUINTA AQUELA BAITA TRANCO NEM SE FALA QUANDO REDUZ DE 5 PARA 4, EU QUERIA UMA LUZ SUA PARA DIZER PARA O MECÂNICO POIS JÁ PAGUEI UMA FORTUNA E QUERIA MEU CÂMBIO CONSERTADO SEM ESSES TRANCOS, E NOTEI QUE NA 3 MARCHA DEMORA UM POUCO PARA TROCAR. AGRADEÇO

  14. Ola amigos, meu passat titronic nao sai do lugar e nao entra nenhuma marcha fiz troca de oleo da caixa uns 20 dias , o q pode ter acontecido, fiz essa troca pois o elemento de oleo do radiador estava furado e passou oleo pra agua.

    • Boa tarde Joel, quase sempre que um cambio automático apresenta infiltração por água do radiador, os conjuntos de disco de composite que constituem as embreagens da transmissão se desfazem causando entupimento do filtro e perda de pressão. Obviamente que a troca do filtro não vai salvar o cambio pois nestes casos os mesmo devem ser substituídos, Sempre oriento que carros com transmissão automática devem sempre devem estar com o liquido de arrefecimento impecável afim de evitar a degradação do elemento trocador de calor do cambio e consequente corrosão e infiltração de água na transmissão. abraços, Cesar.

  15. TENHO UM JETTA 2009, QUANDO PASSO COM ELE EM UMA LOMBADA NA HORA QUE PISO NO ACELARADOR PARA SAIR COM O CARRO ELE DA UM TRANCO. APRESENTA AS VEZES UM TRANCO NA REDUCAO DA 2ª MARCHA PARA A 1ª . O QUE PODE SER ISSO ?
    GRATO

  16. Ola tudo bem ? comprei uma jetta variant 2010/2011, com 30.000 km quando ligo o carro e coloco o R ou D o carro da um pulo pro engate da marcha … isso seria tambem esse problema de corpo de valvulas ? se trocar, quanto tempo leva em media pra apresentar o defeito novamente ?

    • Boa noite Junior, este defeito geralmente começa próximo aos 80.000 kms. Poderia me informar se acontece também durante a fase fria? Se sim provavelmente defeito no câmbio, se não provável defeito no corpo de válvulas, grato, Cesar.

  17. Boa tarde Cesar.
    Cara, li todas as perguntas e respostas, mas como não achei nenhuma que correspondesse a minha resolvi lhe incomodar. New beetle 2008 quando saio na manha bem devagar, ele dá um tranco de primeira pra segunda, as demais engatam suavemente, mas se sair um pouco mais rápido digamos acelerando um pouco mais, não sinto nenhum tranco. Foi trocado o óleo duas vezes, pois o mecanico disse que trocando duas vezes seguidas com uma determinada kmtragem entre elas, a troca seria mais eficaz, pois não sai todo o óleo na troca pelo bujão, e repetindo melhora a renovação do que ficou. Mas continua dando esse tranco.

    • Boa noite Ruanito, infelizmente alguns casos, especialmente os que apresentam defeito durante a fase fria, apresentam desgaste em um frágil conjunto de discos internos, para ter certeza se é na embreagem ou no corpo de válvulas precisaria ver o carro, poderia trazer para um diagnóstico? grato, Cesar.

      • Boa tarde Cesar. Obrigado pela resposta. Aconteceu algo estranho hoje, eu fui sair com o carro e as luzes indicadoras da marcha ficaram todas acesas e não mostrava a marcha nem a posição que a alavanca estava, que no caso estava no D, aí comecei a escutar um sinal tipo um bip, aí já me apavorei, pois havia lido sobre a caixa entrar no estado de emergência, meu foi um susto daqueles, mas percebi que era minha porta que estava aberta, bom, parei fechei, desliguei várias vezes e as luzes continuavam acesas sem indicação da posição. Aí eu deu uma esticada com o carro, parei desliguei, liguei e nada, e de repente voltou a aparecer só o D aceso e o número da marcha. Isso é problema elétrico ou algum sinal de falha na caixa ? Lembrando que o funcionamento continuou igual em todo tempo. Obrigado pela ajuda.

        • Cesar, hoje aconteceu novamente, liguei o carro na garagem para sair e ficou tudo aceso, deu umas voltas tranquilo, e depois de um tempo ao ligar novamente o carro voltou a funcionar. Penso que deva ser algum contato elétrico, pois esses dias ao ligar o carro ele apitou a reserva de combustível, mas estava com meio tanque, mas logo em seguida ele corrigiu e marcou certo. Abçs…

  18. Boa tarde, o jetta 2007 está com problema de ficar preso no “P” e raramente libera para as demais. Levado a uma autorizada da cidade (que não é especializada) conectaram ao o rastraedor de defeitos relataram que é o interruptor de posição do câmbio. Ao que parece é algo elétrico/eletronico e não mecânico, pois quando (raramente) libera o veículo desloca normalmente. Ja viram ou tiveram este problema anteriormente?

    • Oi Rodrigo, já vimos sim, provavelmente o defeito é na chave multifunções, também conhecido como seletora, pode estar desajustada, suja ou danificada, pode ainda ser o chicote que vai dela até o módulo, grato, Cesar.

  19. Boa tarde cesar,.tenho um Jetta 2008 pelo visto o meu problema e o corpo de válvulas,o carro ta patinando, a rotação sobe e o carro não sai,e um pancada quando engato a re.quanto você me faz esse cambio novo?ele ja vem atualizado desse problema?preciso com urgência para fortaleza ce ..obrigado

  20. olá tudo bem?
    faz um mês que comprei uma jetta variant 2009
    estes dias fiz uma pequena viagem com ela;
    nas retomadadas esta dando um tranco feio;
    a minha pergunta?
    esta com defeito?
    a loja que comprei tem que arrumar?
    qual o custo para arrumar?
    ou é normal?
    é o 1ºcarro automático meu!
    eu andei em um modelo igual o meu de um amigo e isto não acontece!
    o meu carro esta com 56 mil km
    deste de já agradeço!

    • Oi Adenilson, provavelmente é defeito no corpo de válvulas sim, sabe me dizer se este defeito de retomada é percebido enquanto o carro está frio? grato, Cesar.

  21. Boa tarde.Tenho um a4 1.8T 2004,ele apresenta um defeito semelhante ao de uma embreagem empenada de uma cambio manual,umas vibraçoes qnd traciona,obs;o defeito acontece em todas as marchas atenuando em 5 e 6,tanto frio como quente.Tem idéia do que possa ser?E orçamento?

  22. Boa Noite Cesar,
    Estou enfrentando um problema desconfortável no meu carro, new beetle 2008 tip tronik 6 marcas. Comprei o carro a 2 messes. troquei o carter que estava meu lixado e o óleo no mecânico, o carro já apresentava um sintoma da 3 para 4 marcha do giro subir e dar um tranco para frente e na marcha-ré também, é necessário reprogramar quando é feita a troca do oleio? ou pode ser defeito no corpo de válvula.
    Sou de Porto Alegre-RS, estou com dificuldade de achar alguém eficiente para solução do problema.

    Desde já agradeço, Obrigado.

    • Boa noite Ricardo, infelizmente é o corpo de válvulas mesmo, especialmente se o comportamento dele é bom na fase fria e depois piora ao aquecer o cambio, Grato, Cesar.

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