Alguns proprietários de Audi A4 reclamam de patinação na saída, trancos e entrada em emergência. Afinal o que se passa com esta transmissão CVT tão agradável de dirigir?
A primeira versão desta transmissão chamava-se 01J, mas a versão mais atual que já está no mercado desde 2007, se não me engano, já recebe o nome de 0AW ou mais conhecida pelo nome comercial "Multitronic".
Esta é uma clássica transmissão CVT, sem conversor de torque, possuindo um conjunto de duas embreagens onde cada uma se encarrega de gerenciar as saídas para frente ou para trás.
É uma transmissão que possui o módulo eletrônico inserido na parte interna da caixa, o que obriga a sua abertura no caso de qualquer tipo de acesso para intervenções.
Naturalmente, como é de praxe, a abertura de qualquer transmissão invariavelmente obriga a substituição do óleo do câmbio (fluido de transmissão) e do kit de juntas, além daquelas peças que necessitam de atenção específica.
A Automatik possui uma variedade considerável de peças de reposição e vem deparando-se com casos repetidos onde a solução básica tem mostrado resultados satisfatórios quando substituem-se peças que apresentam desgaste prematuro.
Esta transmissão, que equipava os modelos A4 e A6, além dos A5 e A7, foi descontinuada pela Audi, após eles sofrerem um processo de ação coletiva em 2013. A paulada foi tão grande que resolveram substituí-la pelo câmbio DSG (DL501, DQ200, DQ250, DQ500) que inclusive também já apresenta sintomas de defeitos que vêm sendo solucionados na Automatik conforme você pode conferir neste artigo e neste também.
Embora este quadro pareça em princípio um pouco desanimador para os proprietários, o corpo técnico da Automatik está empenhado em encontrar soluções mais específicas para os defeitos que vêm se manifestando a fim de garantir algum tempo de tranquilidade para quem roda de A4 1.8 Turbo, por exemplo.
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