Seu dia começa com roncos, típico de rolamentos, vazamentos de óleo ou perda de tração, então uma quebra assustadora faz com que o 4×4 deixe repentinamente de funcionar. Mesmo que não chegue a parar de funcionar, os ruídos por si só já são a luz vermelha que indica o fim da vida da caixa de transferência.
Devido a uma característica não muito louvável do projeto, possivelmente relacionada a folga das arruelas de encosto dos rolamentos, as partes internas entram em atrito aquecendo drasticamente o óleo até que este perde suas características de viscosidade transformando-se numa borra, uma graxa. Então o óleo estragado adere às paredes da carcaça e cessa a lubrificação. O que vem a seguir é o estouro do retentor com vazamentos, e é claro, por trabalhar a seco, todo o conjunto vai pro espaço. Rolamentos, diferencial, coroa e pinhão, carcaça… nada sobrevive a este câncer que só encontra cura com transplante, ou seja, a substituição da caixa de transferência conforme temos feito aqui na Automatik.
Para quem não sabe, debaixo do capô, temos o motor e o câmbio. No caso dos modelos 4×4, na saída do câmbio fica um eixo que leva força até a caixa de transferência. Ela é um dispositivo completamente independente, que inclusive possui sua própria central eletrônica e é responsável pelo gerenciamento do nível de tração que é entregue as rodas dependendo das escolhas feitas pelo motorista e da situação que o carro está experimentando no momento.
Já estivemos diversas vezes diante desse tipo de situação, inclusive muitas vezes o proprietário pensa que o problema é no câmbio.
Apesar de representar a completa destruição da caixa de transferência, a transmissão não sofre maiores consequências. Entretanto o carro não pode andar sem que seja feita a completa substituição do conjunto como mencionei e fizemos aqui na Automatik por um bom tempo (até terminar todo o estoque de caixas de transferência). Por brincadeira chegaram a perguntar se seria culpa do Doria ou do excesso de chuva…
Brincadeiras a parte, apesar da aventura não pesar pouco no seu bolso, felizmente seu carro voltará a ser o que era antes.
Mais uma vez voltamos a chamar a atenção de todos que todos os comportamentos adversos na transmissão ou na caixa de transferência merecem atenção imediata sob pena de nos vermos diante de um efeito cascata que termina acumulando danos cada vez mais extensos e é claro, mais pesados para seu bolso.
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