CVT XTRONIC JF011-E da Jatco e o desagradável zunido separador de casais:
Temos recebidos vários clientes com queixas de trancos, perda de potência, superaquecimento e principalmente um zunido, ou zumbido tão incômodo, que é capaz de levar o mais harmônico dos casais a discussões épicas.
Assustados com o aumento dos divórcios entre donos de Sentra e Fluence CVT, corremos atrás do defeito e percebemos que na maior parte dos casos, ele tem início dentro do sistema de controle hidráulico (chamado Corpo de Válvulas).
Aqueles esperançosos clientes que levaram seus veículos até uma concessionária já perceberam que eles basicamente adotam a política de condenar o corpo de válvulas, oferecendo um novo a valores que beiram os R$8.000,00 (oito mil reais). A dor da separação chega a parecer menor diante de uma conta desse tamanho…
Conforme rumores que chegam a nossos seletivos ouvidos e inclusive confirmado por um número da Revista Quatro Rodas de janeiro de 2015, alguns Sentras apresentam sobreaquecimento do câmbio, todos pelo mesmo motivo: Desgaste no Corpo de Válvulas. A rede Nissan surpreende-nos ao mostrar que acredita que um kit de radiador extra poderia resolver o problema, equipamento este que chega a custar a bagatela de R$4000,00!
Enquanto isso, não tão longe dali, a Automatik em conjunto com parceiros, detectou um outro universo onde, devido aos muitos desgastes que ocorrem no corpo de válvulas, mais cedo ou mais tarde o fluxo de fluido através de um radiador termina sendo interrompido, especialmente depois do veículo quente.
Nossa experiência nos coloca em contato direto com o que está acontecendo no mercado e ainda recentemente, um cliente nos trouxe um Sentra com um lustroso radiador no meio do sistema e uma testa comprimida por rugas de preocupação. Mesmo com o garboso equipamento, os ponteiros de temperatura gemiam teimosamente a 130ºC. Ora, disse-nos um passarinho azul: “um radiador precisa de circulação, caso contrário nem um exército deles surtirá efeito“. Foi o que constatamos logo após um teste simples ao observar que não saía nenhum fluido pela mangueira desconectada e com o carro ligado.
Felizmente e a exemplo do que ocorreu com os câmbios 09G (linha Jetta, Golf, A4 etc), AL4 da linha francesa, SLXA da Honda, 4727E e FNR5 (da linha Focus, Fusion e Ecosport), o 6T70 (Captiva) e 6F35 (Fusion) e outros, o valente setor de pesquisas da Automatik já desenvolveu uma solução para o problema assim como os outros atuadores e controles internos dessa fantástica transmissão CVT com peças atualizadas e é claro, exigindo um investimento bastante razoável.
O zunido incômodo que tem origem no sistema hidráulico parece ter mais de uma causa, já estivemos diante de problemas no corpo de válvulas, entupimentos no sistema e defeitos de patinação na CVT. Mais recentemente percebemos o mesmo sintoma no Mitsubishi Outlander, veja no artigo.
O essencial é não discutir com seu cônjuge nem rodar com o carro quando o zunido se manifesta, pois a insistência poderá trazer danos à união, além da CVT ser caríssima. Aos primeiros sintomas, traga o carro para investigarmos as causas e agir apropriadamente.
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