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Foto do escritorEquipe Automatik - Sivuca

Nissan Sentra, Renault Fluence e Mitsubishi Outlander CVT XTronic - Defeitos e Soluções

Atualizado: 4 de ago.

CVT XTRONIC JF011-E da Jatco e o desagradável zunido separador de casais:


Temos recebidos vários clientes com queixas de trancos, perda de potência, superaquecimento e principalmente um zunido, ou zumbido tão incômodo, que é capaz de levar o mais harmônico dos casais a discussões épicas.

Assustados com o aumento dos divórcios entre donos de Sentra e Fluence CVT, corremos atrás do defeito e percebemos que na maior parte dos casos, ele tem início dentro do sistema de controle hidráulico (chamado Corpo de Válvulas).


A correia do câmbio CVT JF011E com seus dentes danificados pelo calor.

Aqueles esperançosos clientes que levaram seus veículos até uma concessionária já perceberam que eles basicamente adotam a política de condenar o corpo de válvulas, oferecendo um novo a valores que beiram os R$8.000,00 (oito mil reais). A dor da separação chega a parecer menor diante de uma conta desse tamanho…


Conforme rumores que chegam a nossos seletivos ouvidos e inclusive confirmado por um número da Revista Quatro Rodas de janeiro de 2015, alguns Sentras apresentam sobreaquecimento do câmbio, todos pelo mesmo motivo: Desgaste no Corpo de Válvulas. A rede Nissan surpreende-nos ao mostrar que acredita que um kit de radiador extra poderia resolver o problema, equipamento este que chega a custar a bagatela de R$4000,00!

Enquanto isso, não tão longe dali, a Automatik em conjunto com parceiros, detectou um outro universo onde, devido aos muitos desgastes que ocorrem no corpo de válvulas, mais cedo ou mais tarde o fluxo de fluido através de um radiador termina sendo interrompido, especialmente depois do veículo quente.


Nossa experiência nos coloca em contato direto com o que está acontecendo no mercado e ainda recentemente, um cliente nos trouxe um Sentra com um lustroso radiador no meio do sistema e uma testa comprimida por rugas de preocupação. Mesmo com o garboso equipamento, os ponteiros de temperatura gemiam teimosamente a 130ºC. Ora, disse-nos um passarinho azul: “um radiador precisa de circulação, caso contrário nem um exército deles surtirá efeito“. Foi o que constatamos logo após um teste simples ao observar que não saía nenhum fluido pela mangueira desconectada e com o carro ligado.

Felizmente e a exemplo do que ocorreu com os câmbios 09G (linha Jetta, Golf, A4 etc), AL4 da linha francesa, SLXA da Honda, 4727E e FNR5 (da linha Focus, Fusion e Ecosport), o 6T70 (Captiva) e 6F35 (Fusion) e outros, o valente setor de pesquisas da Automatik já desenvolveu uma solução para o problema assim como os outros atuadores e controles internos dessa fantástica transmissão CVT com peças atualizadas e é claro, exigindo um investimento bastante razoável.



O zunido incômodo que tem origem no sistema hidráulico parece ter mais de uma causa, já estivemos diante de problemas no corpo de válvulas, entupimentos no sistema e defeitos de patinação na CVT. Mais recentemente percebemos o mesmo sintoma no Mitsubishi Outlander, veja no artigo.

O essencial é não discutir com seu cônjuge nem rodar com o carro quando o zunido se manifesta, pois a insistência poderá trazer danos à união, além da CVT ser caríssima. Aos primeiros sintomas, traga o carro para investigarmos as causas e agir apropriadamente.

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